Título: Mantega é a favor de Banco do Sul
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 10/03/2007, Economia, p. 32

Ministro apóia criação de instituição de financiamento a países do Mercosul

BUENOS AIRES. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem em Buenos Aires que é bastante favorável à criação do Banco do Sul, idéia proposta pela Venezuela e pela Argentina para financiar projetos de desenvolvimento dos países do Mercosul. Após uma reunião com a ministra da Economia argentina, Felisa Miceli, ele afirmou que o Brasil aceita o convite feito ontem pela Argentina para integrar a comissão que vai elaborar o projeto de criação do banco. A previsão é que o material fique pronto até 1º de julho.

- O Banco do Sul seria um passo mais à frente da integração comercial da região. Significaria uma integração financeira - afirmou o ministro.

Mesmo assim, Mantega lembrou que o Brasil já possui o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que sua idéia é aproveitar a estrutura de uma instituição já existente, como a do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Cuenca do Plata (Fonplata), por exemplo, que financia projetos de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai:

- Aproveitando o que já existe, seria mais rápido.

Felisa insistiu que a criação de um banco de fomento é muito importante para o equilíbrio do desenvolvimento e dos critérios de financiamento:

- Temos instituições de financiamento e recursos disponíveis diferentes em cada país. Precisamos harmonizar os critérios em uma instituição.

O encontro serviu também para tratar do projeto da adoção de moedas locais, em vez do dólar, nas negociações comerciais entre Brasil e Argentina, reduzindo os custos das grandes empresas e dando oportunidade para que as pequenas comecem a participar do comércio bilateral, segundo Mantega.

- Usar as moedas locais significa um reconhecimento das nossas moedas, sem precisar usar uma terceira.

Ainda não há previsão para a medida entrar em prática.