Título: Bush é recebido com protestos no Uruguai
Autor:
Fonte: O Globo, 11/03/2007, O Mundo, p. 47

Presidente dos EUA se encontra com Tabaré Vázquez para discutir patentes e aumento de exportações.

MONTEVIDÉU. Como o ocorrido em São Paulo, protestos também marcaram o início da visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Uruguai. Durante a madrugada de sexta-feira e o início da manhã de sábado manifestantes saíram as ruas de Montevidéu carregando cartazes antiamericanos e gritando slogans. Houve ataques a lojas e agências bancárias. Jornalistas foram agredidos.

Bush, no entanto, se manteve longe das manifestações. Acompanhado da mulher Laura, ele se encontrou com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez e com a primeira-dama Maria Auxiliadora Delgado. O encontro entre o presidente Tabaré Vázquez e Bush aconteceu no departamento de Colônia, 180 quilômetros a oeste da capital Montevidéu.

Eles foram a Anchorena, um lugar usado por Tabaré para descansar e convenientemente distante das manifestações em Montevidéu. O lugar foi totalmente cercado por forças de segurança, que não permitiram a aproximação nem da imprensa nem de manifestantes.

Colômbia recebe hoje governante dos EUA

Na visita de 24 horas ao país, Bush discutiu questões de patentes. Na pauta estava também um encontro com empresários, que querem a abertura do mercado americano a produtos têxteis e carne uruguaios. Tabaré tem sugerido a possibilidade de assinar um Tratado de Livre-Comércio com os EUA para melhorar a economia de seu país. A idéia irritou seus sócios no bloco Mercosul, integrado também por Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela.

Tabaré chegou ao poder em 2005 como o primeiro líder de esquerda a ocupar a Presidência do Uruguai e tem feito um governo tido como moderado.

Hoje, Bush está na Colômbia, cujo governo é considerado seu aliado.