Título: PT: cautela com pretensões do PMDB em 2010
Autor: Vasconcelos, Adriana e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 12/03/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. Ciosos da importância do PMDB para o governo, os dirigentes do PT foram cuidadosos ao tratar da pretensão dos peemedebistas de lançar um candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com apoio dos partidos da coalizão, inclusive dos petistas. O vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, admitiu a possibilidade de uma candidatura de fora do PT em 2010, mas disse que não é o momento para tratar de eleição presidencial.

- Acho que qualquer coisa é possível dentro da coalizão, inclusive uma candidatura do PMDB. Mas é cedo para falar em sucessão - disse Garcia.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, comemorou ontem à noite o resultado da convenção do PMDB, afirmando que a eleição de Michel Temer marca a reconstrução do partido, mas também ponderou que não é o momento de discutir 2010.

- Quando a questão for tratada ela se dará naturalmente entre os partidos políticos da coalizão e não no campo do governo - disse o ministro.

Tarso Genro afirmou que a eleição de Temer não dividirá o partido. Pelo menos um aliado da tese o PMDB pode ter no PT: o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP). Ele foi o único petista a prestigiar a convenção do partido:

- Serei eternamente grato ao PMDB - disse, em referência ao apoio do partido a sua eleição para presidente da Câmara, em fevereiro. (Diana Fernandes e Luiza Damé)