Título: Lançamento em Ribeirão
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 13/03/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. O deputado Antonio Palocci (PT-SP) marcou para o próximo dia 30 o lançamento de seu livro "Sobre formigas e cigarras", em Ribeirão Preto, onde foi duas vezes prefeito e concentra sua base eleitoral. A Editora Objetiva também programa lançamentos em São Paulo, Rio e Brasília. A menção à fábula de La Fontaine não tem explicação explícita no texto de 254 páginas, mas a referência sugere que Palocci e sua equipe na Fazenda seriam "as formigas" do governo Lula, que prepararam o terreno para o futuro, sem ceder a soluções fáceis na condução da economia.

"Enfim, não são poucas e nem simples as medidas necessárias para se obter taxas mais elevadas de crescimento para a economia brasileira. Elas vão exigir um razoável nível de esforço político(...), diz o texto. O ministro também não nomeia quem seriam as"cigarras", mas faz referências a governos anteriores e aos planos econômicos que não deram certo.

O ex-ministro começou a escrever o livro em julho, três meses após sua saída do governo, e levou sete meses. Ele diz que foi mera coincidência o livro ficar pronto agora.