Título: Lula dá ultimato ao PT e repete FH: Estou cansado desse nhenhenhém
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 13/03/2007, O País, p. 4

Chance de Marta no Ministério das Cidades é remota.

Presidente cobra definição do partido para tentar fechar a divisão de cargos.

BRASÍLIA. As brigas e cobranças públicas do PT por espaço no novo Ministério fizeram com que a já delicada relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a cúpula do partido azedasse de vez ontem à noite. Após mais uma reunião da executiva petista para elaborar uma lista de nomes e garantir uma pasta para a ex-prefeita Marta Suplicy, Lula chamou ao Planalto o presidente do partido, Ricardo Berzoini, e a comissão política da sigla para dar um ultimato. Irritado, disse que as cobranças e a disputa interna o deixam em situação constrangedora.

Jogando uma pá de cal na pretensão petista de ver Marta no Ministério das Cidades, o presidente pediu que amanhã Berzoini lhe leve apenas três sugestões para os ministérios do Turismo, da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, que já é do PT. Ainda assim, não se comprometeu a aceitar as sugestões.

- Estou cansado desse nhenhenhém do PT - disse ele, repetindo uma expressão muito usada pelo ex-presidente Fernando Henrique. - Essas cobranças públicas só me constrangem. Tragam-me três nomes até quarta-feira. Ou o PT resolve isso internamente ou resolvo eu - disse Lula aos petistas, segundo um dos presentes.

Lista inclui citado em escândalo Waldomiro

Segundo o líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (PT-RJ), não houve avanço nas negociações:

- Estamos saindo da reunião como entramos. O PT deixou o presidente à vontade para fazer a reforma que achar conveniente, com Marta ou sem Marta.

Berzoini entregou ao presidente uma lista com nomes para várias pastas, sem indicar uma para Marta. Lula não deu sinal de que vai chamar a ex-prefeita. Ele deve anunciar o novo Ministério esta semana, mas algumas mudanças podem ficar para depois.

A lista do PT inclui ainda três opções para o Desenvolvimento Agrário: Walter Pinheiro (PT-BA), o ex-ministro Miguel Rosseto e o atual, Guilherme Cassel. O PT também pediu a pasta de Relações Institucionais para o deputado Geraldo Magela (DF), citado no caso Waldomiro Diniz (na gravação que detonou o escândalo, Waldomiro disse que parte do dinheiro que pretendia obter de Carlinhos Cachoeira seria para campanha de Magela, o que foi negado pelo petista).

Na reunião do PT, o clima era de nervosismo. O deputado Jilmar Tatto (PT-SP), do Campo Majoritário e aliado de Marta, reclamou das declarações de integrantes do Movimento PT contra a indicação da ex-prefeita. Uma das líderes do Movimento, a deputada Maria do Rosário (RS), ligou para Marta e disse que não havia veto a seu nome, mas o desejo de que haja equilíbrio entre as tendências do partido no governo.

COLABORARAM Cristiane Jungblut e Chico de Gois