Título: Advogado de Lula em campanhas ganha a AGU
Autor: Damé, Luiza e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 13/03/2007, O País, p. 5

Escolhido trabalhou como assessor jurídico da Casa Civil quando José Dirceu era ministro.

Novo advogado-geral da União, Toffoli é o primeiro com status de ministro a ser empossado no segundo mandato.

BRASÍLIA. A tão aguardada reforma ministerial começou ontem, com a posse do novo ministro da Advocacia Geral da União (AGU), José Antônio Toffoli, que se destacou pela atuação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT nas campanhas eleitorais de 1998, 2002 e 2006. A posse do advogado petista - que terá status de ministro -, em solenidade fechada no Palácio do Planalto, e a cerimônia de transmissão do cargo foram prestigiadas pela cúpula dos Três Poderes.

Ao saudar o auxiliar, Lula afirmou que Toffoli terá muitos problemas para resolver no governo: não só as causas da União, mas também em relação às carreiras da AGU. Toffoli, que foi subsecretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, na gestão de José Dirceu, substitui o ministro Álvaro Augusto Ribeiro Costa, no cargo desde o início do primeiro mandato de Lula.

Indicação foi protelada por causa da ligação com Dirceu

Indicado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que prestigiou a cerimônia, Costa pediu para deixar o cargo ano passado, mas Lula prolongou sua permanência. O presidente também protelou a indicação de Toffoli por causa de sua vinculação a Dirceu, deputado cassado sob acusação de envolvimento com o mensalão.

- Quero dizer para você, querido Toffoli, que vai ter muito problema, tem muita coisa da própria categoria para ser resolvida - afirmou Lula.

Para Álvaro Ribeiro Costa, Lula dedicou palavras de agradecimento, ressaltando sua lealdade e seriedade, e lembrando que não o conhecia quando foi indicado para a função.

- Essas minhas palavras, Álvaro, são de puro agradecimento à lealdade e à seriedade com que você tratou os processos no Supremo Tribunal Federal. De coisas que, se não fizéssemos a defesa, possivelmente a União perderia milhões e milhões e, por que não dizer, bilhões e bilhões - disse Lula.

À tarde, na cerimônia de transmissão do cargo, no auditório da Procuradoria Geral da República, Toffoli demonstrou sintonia com as preocupações do presidente. Ele agradou aos servidores, prometendo estruturar carreiras e a instituição:

- A instituição tem advogados abnegados na representação e defesa dos interesses públicos administrados pela União. Os advogados públicos da AGU podem ter a convicção de que encontrarão em mim um defensor das prerrogativas da advocacia pública e da estruturação de uma instituição forte e dinâmica.

COLABOROU Cristiane Jungblut