Título: PSDB tenta evitar apuração sobre Metrô
Autor: Braga, Isabel e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 13/03/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. Enquanto o PSDB e seus aliados brigam até na Justiça pela instalação da CPI do Apagão Aéreo, tucanos atuam fortemente para impedir que o desabamento das obras do Metrô de São Paulo seja investigado em comissões da Câmara. O PSDB, que tenta blindar o governador paulista, José Serra, luta para impedir até a realização de uma simples audiência pública para discutir o acidente na Linha 4.

As propostas para investigar a obra do metrô foram apresentadas nas comissões de Direitos Humanos e na de Defesa do Consumidor pelos deputados do PSOL Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP) e por Luiza Erundina (PSB-SP).

Para impedir que a Comissão de Defesa do Consumidor faça audiência pública e aprove a criação de uma comissão externa para investigar o acidente, o PSDB escalou o deputado Carlos Sampaio (SP), que criticou o que chamou de exploração política, alegando que o caso já está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Assembléia Legislativa.

Nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas, o PT usou esse argumento. Sampaio foi um dos algozes dos petistas.

- O Metrô de São Paulo é um assunto estadual, e o governo (de Serra) pediu investigação. O Ministério Público está na linha de frente dessa investigação. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas está formatando um laudo. Ainda não há conclusão. É algo de cunho político - disse Carlos Sampaio.