Título: 'Marta está à disposição para qualquer cargo'
Autor: Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 15/03/2007, O País, p. 5

MUDANÇA NO TIME: Segundo Berzoini, a ex-prefeita disse que aceita o Ministério do Turismo, se Lula a convidar.

"Ela tem luz própria. Pode ficar no fundo da sala que acaba aparecendo", diz deputado Jilmar Tatto, seu aliado.

SÃO PAULO. A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) ainda não foi convidada pelo presidente Lula para ocupar um ministério, mas ela tem dito a pessoas próximas que aceitará ser ministra, qualquer que seja o cargo que lhe for oferecido, até mesmo o Ministério do Turismo. Ela foi consultada pelo presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), se aceitaria o posto, e disse que sim. A ex-prefeita, porém, vem se recusando a falar sobre o assunto, informando, por meio de sua assessoria, que não pode se pronunciar enquanto o convite não for feito por Lula.

- Se for convidada, ela aceita. Ela já disse que está à disposição do presidente e do partido para ocupar um cargo no Ministério, qualquer que seja. Quem já foi prefeita de São Paulo tem condições de tocar qualquer função, até de catador. Marta tem luz própria. Pode ficar no fundo da sala que ela vai acabar aparecendo, não importa a cadeira em que estiver sentada - disse o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), um dos articuladores do PT junto a Lula para a nomeação de Marta.

"O ministro Luiz Marinho já disse que será candidato"

O PT chegou a indicar Marta para a pasta das Cidades, mas o presidente já havia se comprometido com o PP a manter Márcio Fortes. Depois, o partido tentou emplacá-la na Educação, transferindo o atual ministro, Fernando Haddad, para outro cargo (fala-se na possibilidade de Paulo Bernardo assumir o Banco do Brasil para deixar o Planejamento para Haddad), mas Lula tem dito que está gostando muito do trabalho de Haddad e não quer mexer no MEC. Como o PT paulista insiste em ter a ex-prefeita no governo, a saída seria o Turismo, com a ida de Walfrido Mares Guia para a coordenação política, pasta deixada por Tarso Genro, que assume o Ministério da Justiça amanhã.

- Marta aceita um convite feito pelo presidente para colaborar com Lula no governo e para fazer o melhor que puder pelo país. O resto é politicagem e futricas. Penso que, quando o presidente a convidar, para assumir um ministério, ela dirá que aceita. Se ele não a convidar é porque ele quer outra configuração no seu governo. A prerrogativa é dele. A vitória eleitoral foi dele e o mandato popular foi pelo que ele fez e pelo que ele representa - disse uma fonte próxima à ex-prefeita.

A versão de que Lula poderia não convidar Marta porque não quer no governo quem deseja ser candidato em 2008 (Marta é a candidata mais forte do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo no ano que vem), não é aceita pelos petistas que defendem sua ida para o Ministério.

- O ministro Luiz Marinho (Trabalho) também já disse que será candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Portanto, esse critério tem que valer para todos - disse Tatto.

Colaborou Ricardo Galhardo