Título: Mesa Diretora da Câmara arquiva representação contra Jungmann
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/03/2007, O País, p. 9

BRASÍLIA. A Mesa Diretora da Câmara arquivou, por unanimidade, uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Apresentada pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), em janeiro deste ano, a representação teve como base denúncia do Ministério Público do Distrito Federal, que acusou Jungmann de desvio de recursos públicos, quando era ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Fernando Henrique Cardoso.

O corregedor-geral da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), argumentou que a denúncia refere-se à época em que Jungmann não era deputado, e sim ministro. Segundo Inocêncio, o processo está no Supremo Tribunal Federal (STF), e a Mesa entendeu que não cabia entrar no Conselho de Ética com processo por quebra de decoro.

- O processo já está no Supremo, está sendo decidido. Nem foi ele diretamente, foram assessores. O Judiciário vai resolver - disse Inocêncio.

O STF suspendeu a ação contra Jungmann porque os ministros estão julgando se autoridades podem ou não ser submetidas a ações de improbidade administrativa, em ação movida por Ronaldo Sardenberg, ministro do governo Fernando Henrique que está sendo processado por improbidade administrativa, sob acusação de uso privado de aviões da Força Aérea Brasileira. A retomada ou não do processo contra Jungmann no Supremo dependerá do resultado final desse julgamento.