Título: 'A nação está tranqüila'
Autor: Gripp, Alan e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/03/2007, O País, p. 9

Deputado diz que é inocente e que Lula não está preocupado

BRASÍLIA. Feliz com a indicação para ministro da Agricultura e alheio às denúncias, o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) disse ontem, ao lado do presidente do PMDB, Michel Temer, que é inocente e que não está desconfortável na nova função.

- Se eu tivesse culpa, causaria (desconforto), mas sou inocente. Doutor Aristides Junqueira vai divulgar uma nota explicando que sou inocente - disse ele, referindo-se ao advogado e ex-procurador-geral da República que contratou para defendê-lo.

Balbinotti, que foi recebido ontem no Planalto, disse que tratou de questões genéricas sobre a agricultura com o presidente.

- É importante que o país saiba, mas o presidente não está preocupado porque, a partir do momento que me chamou para ser ministro, estava consciente de que Balbinotti é correto e transparente. Estou tranqüilo e a Nação está tranqüila, e vamos trabalhar em benefício do pequeno, do médio e do grande agricultor do nosso país - afirmou o futuro ministro, referindo-se a si mesmo na terceira pessoa.

- Comecei trabalhando na roça e hoje, graças a Deus, que me iluminou, e à minha competência, sou um grande produtor de sementes. Mas vamos atuar em todos os sentidos, porque precisamos exportar e é através da agricultura que se geram empregos.

Balbinotti disse que só assumirá na próxima semana porque não fica bem ser empossado enquanto o atual ministro, Luiz Carlos Guedes, está viajando. Produtor de soja, ele evitou manifestar-se sobre temas polêmicos, como a liberação dos transgênicos.

- O transgênico já é permitido no país. Atualmente está resolvido o problema.