Título: Pasta que nem existia é 'desmembrada'
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 16/03/2007, O País, p. 10

PSB deve ter o ministro dos Portos e não mais de Portos e Aeroportos.

BRASÍLIA. A destinação de cinco ministérios de peso para o PMDB e mais dois para o PT acirrou os desentendimentos entre os menores partidos da base aliada, que reclamam do tratamento secundário na coalizão. Para minimizar o descontentamento do PSB, que perdeu sua pasta política, a Integração Regional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar a Secretaria dos Portos, com status de ministério, vinculado à Presidência. A pasta é resultado da "divisão" de outra que nem chegou a existir: antes, Lula cogitou criar a Secretaria de Portos e Aeroportos.

A nova pasta, considerada inexpressiva, é rejeitada pelo vice-líder Beto Albuquerque (PSB-RS), que esperava uma secretaria melhor. O gaúcho mandou dizer que não queria o cargo apenas como "homenagem", sem poderes para cuidar das áreas de Docas e também sem a missão de comandar os aeroportos, como foi pensada originalmente a secretaria. Será ocupada pelo atual ministro da Integração Regional, Pedro Brito.

O líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), dizia de manhã que, se continuasse o desequilíbrio, a coalizão enfrentaria problemas. Reclamou que, em vez de despetizar, o governo continua com um PT gigantesco e um PMDB muito forte.

- Agora o PSB fica numa posição razoável, não ideal, em relação à vitrine do primeiro escalão. Agora vamos discutir nossa participação nas estatais. Crescemos eleitoralmente e temos um histórico de lealdade ao projeto do governo - disse Casagrande, mais tarde, após o anúncio de criação da secretaria.

Se agradou ao PSB, Lula pode se preparar agora para acalmar o PR. O partido não aceita que o Ministério dos Transportes, que voltará a ter como ministro o senador Alfredo Nascimento (AM), seja esvaziado com a retirada dos portos - papel importante no PAC, que prevê a ampliação e construção de 67 deles.

- De jeito nenhum! Não aceitamos! O Tarso Genro disse que isso já estava descartado. O sistema terrestre, ferroviário e marítimo é todo interligado à gente! Não pode não! - reagiu o líder do PR, Luciano de Castro (RR).

A indefinição sobre o destino do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, também irrita o PTB. O líder petebista na Câmara, Jovair Arantes (GO), disse que, se Walfrido for para o Ministério do Desenvolvimento, será só para ajudar Lula a dar visibilidade a uma pasta técnica que ninguém quer, e não estará representando a bancada. O PTB quer Turismo ou Relações Institucionais. E acha que há tempo de brigar pela Agricultura - o peemedebista Odílio Balbinotti (PR), indicado ao cargo, tem pendências na Justiça.

- A pasta de Desenvolvimento só é importante para Minas e São Paulo. É a mesma coisa que dar o Banco Central para a gente. O que o BC trata com prefeitos? Queremos ter atendimento político. O que Desenvolvimento resolve para Goiás, para Tocantins? É uma pasta muito restrita. Não podemos, enquanto bancada, aceitar - disse o líder Jovair, que esperava ontem ainda um desfecho para as queixas do partido.

O líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE), disse ao ministro Tarso Genro e ao presidente Lula que a bancada não aceita a vaga do ministro Luiz Fernando Furlan.

COLABOROU: Luiza Damé