Título: Protesto contra transposição termina com preso e feridos em Brasília
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 16/03/2007, O País, p. 11

Porta de vidro do Ministério da Integração Nacional foi quebrada

BRASÍLIA. Uma passeata realizada ontem na Esplanada dos Ministérios contra a transposição do Rio São Francisco terminou em confusão e resultou em alguns feridos e uma prisão. Os cerca de 300 manifestantes de organizações civis - entre elas o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - se exaltaram ao chegar em frente ao Ministério da Integração Nacional. Barrado por seguranças na porta principal, o grupo iniciou um empurra-empurra e quebrou duas portas de vidro. Os estilhaços feriram manifestantes.

O grupo, que está acampado no centro de Brasília em protesto contra a transposição, alegou em nota que a depredação do prédio foi obra de "agentes infiltrados" e não dos integrantes do movimento. Segundo a nota, a invasão do ministério tinha intenção pacífica de "chamar a atenção do Executivo, que não tem dialogado com as lideranças dos movimentos e organizações sociais sobre o projeto de transposição".

A atuação dos infiltrados, segundo a nota, serviu para "tirar o foco do real objetivo dos manifestantes". Eles não dizem, no entanto, quem seriam esses infiltrados. A nota também traz críticas à "atitude precipitada" dos policiais, que teriam quebrado, "sem motivo algum, as flechas de um índio idoso" que participava do protesto.