Título: Concurso do TJ: OAB pede afastamento de juízes
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 16/03/2007, O País, p. 12

Entidades de classe da magistratura apóiam investigação de denúncia levada ao Conselho Nacional de Justiça.

Em representação protocolada ontem no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a OAB do Rio de Janeiro pediram a suspensão do exercício da magistratura dos 24 aprovados no último concurso organizado pelo Tribunal de Justiça fluminense. As entidades sustentam que os juízes devem permanecer afastados enquanto o CNJ investiga as denúncias de fraude e quebra de sigilo no concurso, como mostrou ontem reportagem no GLOBO.

No pedido de investigação, a OAB cita o exame prestado pela candidata Denise Pieri Nunes. Ela é acusada de reproduzir textualmente, em seu exame, o gabarito de uma das provas específicas (Direito Tributário) do concurso, aplicado em dezembro de 2006 pelo Tribunal de Justiça do Rio, então presidido pelo desembargador Sérgio Cavalieri.

- Caberá ao CNJ esclarecer a veracidade das acusações e dar a solução para esse fato gravíssimo que pode ter ocorrido no Rio - disse o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.

Os presidentes das entidades de classe da magistratura defenderem a investigação. Rodrigo Colaço, da Associação dos Magistratura de Brasil (AMB), disse que é imprescindível que a lisura do concurso seja inquestionável até para garantir a legitimidade dos aprovados:

- Por isso, considero importante que o CNJ realize as apurações necessárias.

O presidente da Associação dos Juízes do Rio de Janeiro, Cláudio dell"Orto, disse que os fatos devem ser apurados com rapidez e seriedade.