Título: Argentina cresceu 8,5% no ano passado
Autor:
Fonte: O Globo, 16/03/2007, Economia, p. 27

País completa 4 anos de expansão

BUENOS AIRES. O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas geradas no país) da Argentina cresceu 8,5% em 2006, impulsionado pelo consumo da população e o investimento no setor da construção civil, de acordo com dados oficiais divulgados ontem. Com isso, o principal sócio do Brasil no Mercosul completou seu quarto ano seguido de forte expansão econômica, sendo superado apenas por Cuba e Venezuela no continente.

O consumo, que representa 65% do PIB, cresceu 7,7% no ano passado, ao passo que o Investimento Bruto Interno Fixo (IBIF), fundamental para sustentar o processo de expansão, saltou 18,7%, contra 22,7% em 2005. Para este ano, os analistas prevêem um crescimento de 7,7% do PIB, o que representaria uma expansão inédita de cinco anos.

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central argentino com analistas revelou que eles esperavam uma melhora de 8,8% para o quarto trimestre e de 8,5% para todo o ano de 2006.

O governo do presidente Néstor Kirchner vem estimulando a economia através de uma política monetária expansiva e com aumentos de renda, o que já acendeu o sinal amarelo de alguns analistas, preocupados com pressões inflacionárias.

Além disso, o governo dá um empurrãozinho a mais, com um vultoso orçamento destinado a obras públicas, sobretudo no setor infra-estrutura energética, para elevar a oferta e atender à crescente demanda.