Título: Planalto manda rastrear ações contra Balbinotti
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. A nomeação do deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) para a Agricultura pode ser abortada nas próximas horas. O presidente Lula não disfarçava ontem sua preocupação com a delicada situação do deputado. Até mesmo a cúpula do PMDB, que fez a indicação, já contava com a possibilidade de Lula desistir de Balbinotti. Para não ser surpreendido com fatos novos, o presidente solicitou um rastreamento no Judiciário dos processos contra o indicado.

Lula quer saber se há mais alguma pendência judicial, além do inquérito que investiga crime de falsidade ideológica, que tramita no STF. Ele teria dito a assessores que ainda pode rever a nomeação de Balbinotti até a posse, marcada para quinta.

Lula recomendou que as investigações sobre o futuro ministro sejam discretas para não melindrá-lo e nem aos dirigentes peemedebistas. Se optar por um novo nome, Lula quer ter argumentos sólidos para sustentar a decisão, ainda que o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e o líder da bancada na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), tenham antecipado ontem que o partido deixará Lula à vontade para confirmar ou não a indicação.

A cúpula do PMDB se reuniu ontem e concluiu que a situação de Balbinotti é delicada. Temer pediu para ser recebido por Lula para dizer que o partido o deixará à vontade para escolher outro nome da bancada.

- Vamos deixar isso para segunda-feira - disse Lula, segundo um dirigente do PMDB.

A posse de Balbinotti dependeria da reação da mídia nos próximos dias, do não surgimento de fatos novos e de que o detalhamento das informações sobre o inquérito no STF não se torne ainda mais comprometedor. Balbinotti estava abalado.

- Nós não sabíamos dos processos. Está nas mãos do presidente manter ou não a indicação. Se ele desistir, tem mais cinco nomes do PMDB para escolher - disse Temer.