Título: PR ameaça sair da base se perder comando dos portos
Autor:
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. Com 42 deputados e quatro senadores, o PR (ex-PL), partido que mais cresceu nesta legislatura para ampliar a base governista no Congresso, está em pé de guerra com o Planalto diante da possibilidade de o Ministério dos Transportes ser desmembrado para a criação da Secretaria dos Portos, a ser comandada pelo PSB. O líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), foi, no fim da tarde, ao Palácio do Planalto ameaçar: se a pasta, prometida ao senador Alfredo Nascimento (PR-AM), for esvaziada, o PR pode ser o primeiro partido a rachar a base governista.

Segundo o líder, o PR só continuará com participação no governo se não se concretizar a negociação com o PSB:

- Dentro desse contexto, se se mantiver essa idéia de desmembrar o Ministério dos Transportes, é melhor o PR não ter ministério algum e não participar administrativamente do governo - disse, após reunião da Executiva do partido.

A Secretaria dos Portos, anteriormente pensada como Secretaria de Portos e Aeroportos, será ocupada pelo ex-ministro da Integração Nacional Pedro Britto, que ontem repassou o cargo a Geddel Vieira Lima (PMDB). A direção do PR diz que "não aceita ministério pela metade".

- Nunca faltamos ao presidente. Nosso partido sempre foi um dos mais leais. Nunca aceitamos que essa importante secretaria fosse tirada do ministério. Tecnicamente é um erro brutal, e politicamente não entendemos como querem criar essa nova pasta para agradar a um partido menor, que já tem um ministério. Já vim aqui e dei meu recado, agora vou-me embora - afirmou, ao deixar o Planalto no meio da tarde.

A Secretaria dos Portos, com status de ministério e vinculada à Presidência, agradou, mas não aplacou a insatisfação do PSB, que esperava a inclusão da administração dos aeroportos.