Título: PT já comemora a escolha
Autor: Jungblut, Cristiane e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 9

Lula demonstra estar tratando o PT com carinho, diz Tatto.

SÃO PAULO. A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) já era considerada ontem a nova ministra do Turismo por seus aliados petistas. A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de chamá-la para uma audiência segunda-feira, no Palácio do Planalto, foi interpretada como uma confirmação de que a decisão foi tomada.

- Lula vai bater o martelo na segunda. Ele já ligou convidando-a para a audiência na segunda-feira. O presidente atendeu ao pleito do PT e do Brasil. A experiência que Marta teve como prefeita de São Paulo será importante para o governo federal. O presidente nunca havia descartado o nome de Marta. Com o convite, que deverá ser oficializado na segunda, o presidente demonstra estar tratando o PT com carinho - disse ontem o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), um dos vice-presidentes nacionais do PT e interlocutor junto ao Planalto na defesa do nome da ex-prefeita.

Tatto: "Se Lula quiser, ela não disputa a prefeitura"

Mesmo com o convite de audiência na segunda, Marta vem se negando a dar entrevista para falar sobre sua entrada no Ministério. Ontem, ela viajou para o interior de São Paulo (possivelmente para uma praia do litoral norte), onde comemorará o seu aniversário, amanhã, ao lado do marido, Luiz Favre.

Segundo Jilmar Tatto, é provável que, ao aceitar ser ministra, Marta possa acabar não disputando a prefeitura de São Paulo, nas eleições do ano que vem, como estava disposta.

- Ela é dirigente do partido e muito disciplinada partidariamente. A opinião do presidente Lula será fundamental para uma tomada de decisão. Ela é o nome mais forte do PT para disputar a prefeitura no ano que vem, mas, quando chegar o momento oportuno, a vontade do presidente será decisiva. A cidade de São Paulo é importante para o PT e importante para o presidente, que é de São Paulo. Se Lula quiser, ela deixa o ministério para ser candidata a prefeita. Caso contrário, continua no governo federal até quando Lula desejar e não disputa a prefeitura - disse o deputado petista, que foi seu secretário na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004.

Aliados tentaram levá-la para o Ministério da Educação

Os petistas acham que ela pode preferir permanecer no Ministério e disputar outro cargo em 2010, que tanto pode ser o governo de São Paulo como até a Presidência da República, caso Lula não tenha outro nome para sucedê-lo.

Inicialmente, os aliados de Marta fizeram pressão para que Lula a nomeasse ministra das Cidades, mas a estratégia não deu certo porque o presidente se comprometeu a manter a pasta com o PR. Depois, em nova investida, os aliados de Marta tentaram levá-la para o Ministério da Educação. Novamente, não foram bem-sucedidos. O presidente decidiu manter no cargo o ministro Fernando Haddad.