Título: Walfrido fica com a articulação; Marta vai para o Turismo
Autor: Jungblut, Cristiane e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 9

BRASÍLIA. Após semanas de suspense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem pela ida do atual ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, para o Ministério das Relações Institucionais e sua substituição pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. O convite a Marta ainda não foi feito, mas ela foi chamada para conversar com o presidente na segunda-feira.

A decisão de Lula foi confirmada pelo líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), e pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), depois de reunião com Lula no Palácio do Planalto.

Lula optara por Walfrido na quinta-feira, mas só ontem conversou com o ministro, no Palácio do Planalto, de manhã. Em seguida, almoçaram no Palácio da Alvorada. O anúncio oficial dos dois nomes ocorrerá na próxima semana, quando será marcada a data de posse.

Lula concluiu que a melhor opção era deslocar Walfrido para Relações Institucionais, não aceitando a pressão do PT para manter um petista no cargo. Com essa manobra, deu mais destaque ao PTB do que o partido teve em seu primeiro mandato. Além de um ministério estratégico, o partido - que tem como presidente Roberto Jefferson, autor da denúncia do mensalão - ficou com a liderança do governo na Câmara.

O clima era de festa na bancada do PTB, que não que aceitava a transferência de Walfrido para o Ministério do Desenvolvimento, defendida por Lula. O presidente está à procura de nomes para a pasta, em substituição a Luiz Fernando Furlan. Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar; e Maurício Botelho, da Embraer, foram convidados e recusaram.

COLABOROU Regina Alvarez