Título: PMDB já pressiona Temporão por cargos
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 10

Ministro da Saúde diz que não vai ceder

BRASÍLIA. O novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que assumirá o cargo segunda-feira, apadrinhado pelo governador Sérgio Cabral, disse sentir-se à vontade no PMDB, ao qual se filiou no fim de 2006. Mas deixou claro que não pretende ceder às pressões do partido para nomear políticos para cargos técnicos, como a presidência da Funasa.

A bancada do PMDB na Câmara, porém, quer manter indicações políticas na Funasa. Não se trata da defesa da permanência do atual dirigente, Paulo Lustosa, mas de indicar um nome. Os deputados dizem que há desequilíbrio em relação ao número de indicações dos senadores para o segundo escalão.

- Função política na minha gestão vai mudar. A Funasa vai fazer política de saúde - disse Temporão.

O deputado Eunício Oliveira (CE), ex-ministro, admitiu ontem que a bancada quer ter protagonismo também na indicação de cargos de segundo e terceiro escalões:

- A Câmara está ocupando ministérios e é natural que queira também ocupar outras posições em escalões inferiores.

Temporão reagiu com humor ao desafio do presidente Lula de que ele terá um pepino para administrar. Reconheceu problemas na saúde pública em relação à qualidade, ao acesso e à cobertura do sistema, mas apontou programas de êxito como o combate ao vírus da Aids, os transplantes de órgãos e as campanhas de imunização.

- Meus amigos dizem que uma das minhas especialidades é enfrentar pepinos e abacaxis. Mas eu me sinto muito confortável nessa missão - afirmou.(Luiza Damé e Isabel Braga)