Título: Indicações para segundo escalão já preocupam
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 10

Rejeitado para o TCU, Luiz Otávio foi indicado para estatal

BRASÍLIA. A indicação do deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) para o Ministério da Agricultura pelo PMDB não é a única que preocupa o presidente Lula. Inquietam também indicações para diretorias de estatais como Petrobras e Eletrobrás. Esta semana, por exemplo, Lula teria sido surpreendido com uma sugestão para que nomeasse para uma diretoria da Eletronorte o ex-senador Luiz Otávio, que teve a indicação de seu nome para a vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitada pela Câmara ano passado.

O ex-senador responde a processo no Supremo Tribunal Federal por envolvimento em fraude. É acusado de crime contra o sistema financeiro e falsidade ideológica. Esse foi um dos motivos que pesaram na decisão da Câmara de rejeitar a indicação para o TCU. Quando a bancada do PMDB no Senado indicou Luiz Otávio para a vaga, em 2003, houve tanta polêmica que um funcionário do tribunal recorreu à Justiça para impedir a nomeação. No mesmo ano, uma liminar barrou a indicação por considerar que Luiz Otávio não tinha reputação ilibada, mas a decisão foi cassada. Mesmo assim, seu nome só foi aprovado pelo Senado em junho de 2004.

Lula teria sinalizado que pretende mexer o mínimo possível no segundo escalão, especialmente nas estatais. As mudanças na Eletrobrás e Petrobras deverão atingir no máximo duas ou três diretorias em cada empresa. Assim, espera frear a pressão da base, especialmente do PMDB, para ampliar seus tentáculos dentro do governo. (Adriana Vasconcelos)