Título: Biscaia auxiliará Tarso no Ministério da Justiça
Autor: Gripp, Alan e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/03/2007, O País, p. 13

Ex-deputado petista queria Secretaria Nacional de Segurança, mas está "disposto a colaborar"

BRASÍLIA. O ex-deputado petista Antonio Carlos Biscaia será um dos auxiliares do novo ministro da Justiça, Tarso Genro. Biscaia recebeu ontem o convite e já estará em Brasília segunda-feira. Ele deverá assumir como secretário Nacional de Justiça, mas deixou claro a Tarso sua preferência por ocupar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

- O ministro me chamou e eu disse a ele que minha preferência era pela Secretaria de Segurança. Tem mais a ver com o meu perfil, fui coordenador do programa de segurança do Lula (em 2002). Mas estou disposto a colaborar - disse Biscaia.

O maior entrave é o pedido, feito a Tarso pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, para que mantenha Luiz Fernando Corrêa na Senasp. Um dos argumentos é o fato de Corrêa ter preparado todo o planejamento de segurança dos Jogos Pan-Americanos, no Rio. Uma das soluções poderá ser a nomeação dele como diretor-geral da Polícia Federal, já que Paulo Lacerda avisou ontem que só ficará mais três meses, a pedido de Tarso Genro.

Indagado sobre a permanência de Luiz Fernando no atual posto, Tarso afirmou:

- Estou informado de que ele deseja ficar na secretaria. A informação que eu tenho, de todas as fontes, é que o Luiz Fernando está fazendo um grande trabalho e é muito respeitado pelos governadores.

Tarso assume o cargo já em meio à ameaça de uma paralisação de 24 horas de agentes da PF. Eles reivindicam o cumprimento de um acordo para aumento salarial. Tarso prometeu dialogar com a categoria.

- Da minha parte, os policiais terão todo o respeito e um canal de diálogo. Certas funções públicas, mais essenciais, têm de ter mecanismos de negociação mais rápidos e ágeis. E vamos nos empenhar para que isso seja modernizado.

Na solenidade de posse, Tarso fez elogios à Ordem dos Advogados do Brasil, que costuma criticar o governo. Cumprimentado pelo presidente da OAB, Cesar Britto, Tarso brincou:

- Espero que desta vez não peçam o impeachment do Lula.

- Mas a OAB não ficará inerte - respondeu Britto.