Título: Para Moka, Lula era a praga da agricultura
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 19/03/2007, O País, p. 5

Deputado indicado para ser ministro criticava presidente no palanque de Geraldo Alckmin

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a praga da agricultura. Esse era um dos bordões que o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) usava, durante a campanha eleitoral do ano passado, no palanque do tucano Geraldo Alckmin, candidato do PSDB na campanha da reeleição do presidente Lula. Moka agora é um dos deputados peemedebistas mais cotados para ser indicado pelo partido para o cargo de ministro da Agricultura.

Embora seja primo do ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, Moka, que preside o PMDB no Mato Grosso do Sul, é o principal inimigo do PT no estado. Como deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, sempre votou contra o governo Lula no Congresso. Na campanha eleitoral do ano passado levou o tucano à vitória no estado nos dois turnos da eleição presidencial.

- Sempre critiquei a política de juros altos e câmbio supervalorizado que prejudicam a agricultura. E não nego isso. Se para virar ministro tiver que negar o que falei no passado, não serei ministro. Aliás, não sou candidato a ministro. Sou só ministro da eucaristia aqui no Mato Grosso do Sul. Se for escolhido ministro pelo presidente Lula, acho que terei muito a fazer pela agricultura do país, mas se não for escolhido, não ficarei magoado - disse Moka ontem.

Parlamentar diz a Temer que é inimigo do PT

O deputado já disse ao presidente do PMDB, Michel Temer, que tem divergências políticas com Zeca do PT, embora sejam parentes (a mãe de Moka é irmã da mãe de Zeca do PT):

- Disse ao Temer que as divergências com Zeca poderiam pesar contra mim. Afinal, sou o presidente estadual do PMDB e fizemos oposição ao governo do PT no Mato Grosso do Sul por oito anos.