Título: Abin não foi acionada para investigar Balbinotti
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 20/03/2007, O País, p. 4

BRASÍLIA. Ao anunciar quinta-feira, com autorização do presidente Lula, que o novo ministro da Agricultura seria o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), o presidente do PMDB, Michel Temer, atropelou o processo de investigação das pessoas indicadas para cargos de confiança no governo. Segundo o Planalto, Balbinotti passaria pelo levantamento de dados biográficos, que é feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para apurar eventuais irregularidades.

Mas, antes que seu nome fosse submetido a esse processo - o que ocorre quando o presidente oficializa a escolha -, as notícias sobre o inquérito por falsidade ideológica já estavam publicadas na imprensa. A Abin é acionada para "levantar a ficha" de todas as pessoas indicadas para cargos no governo acima de DAS-4, as gratificações mais altas pagas a quem exerce funções de confiança no Executivo. O DAS-6, por exemplo, é secretário-executivo. Depois vem o salário de ministro.

Mas esse tipo de investigação não impediu que Lula nomeasse, por exemplo, Anderson Adauto, hoje prefeito de Uberaba, para o Ministério dos Transportes. Anderson foi acusado de contratos irregulares com a Prefeitura de Uberaba. Nem que Romero Jucá assumisse o Ministério da Previdência. Jucá caiu sob acusação de irregularidades na tomada de empréstimos no Banco do Brasil, cujo inquérito já corria no Supremo.