Título: Funcionários temem mudanças
Autor: Eloy, Patricia e Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 20/03/2007, Economia, p. 17

Sindicatos organizam atos em defesa de 3 mil trabalhadores

RIO e CANOAS (RS). O anúncio da venda da Ipiranga pegou de surpresa os cerca de 3 mil funcionários do grupo, que temem perder o emprego com a chegada dos novos controladores. O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo informou que realizará hoje de manhã manifestação em frente à sede da Ipiranga no Rio, onde a empresa tem cerca de 800 funcionários. Segundo o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira - que pertence a uma das cinco famílias até então acionistas da Ipiranga - o acordo não incluiu cláusula sobre a manutenção de funcionários:

- Vendemos nossas ações sem condições. Mas acreditamos que eles (os compradores) valorizam a equipe da companhia. O bom senso diz que, se eles quiserem mater o sucesso da empresa, vão manter (os empregos).

Funcionários do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul protestaram ontem na rodovia Tabaí-Canoas (BR-386), em Canoas (RS). Lideradas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo (Sindipolo), cerca de 1.700 pessoas votaram por manter estado de greve.