Título: Bancada ruralista já faz pressão contra Stephanes na Agricultura
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 21/03/2007, O País, p. 8

Desta vez, currículo do deputado está sendo checado pela Abin.

BRASÍLIA.A bancada ruralista, que faz pesado lobby pela escolha de um representante do agronegócio, reagiu ontem à escolha do deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) para ministro da Agricultura. Durante todo o dia, a cúpula peemedebista administrou a pressão contra a escolha do ministro da Previdência nos governos Collor e FH, mas o anúncio deverá ser feito hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do PMDB, Michel Temer.

O governador do Paraná, Roberto Requião, foi consultado e deu seu aval. Diferentemente do caso de Odílio Balbinotti (PMDB-PR), anunciado e desconvidado depois da descoberta de que é réu no Supremo por suposto uso de laranjas, ontem setores da Abin passaram o dia checando a biografia de Stephanes.

"Colocar um aborígene na Agricultura será desgraça"

À tarde, os ruralistas ainda tentavam emplacar a escolha de Waldir Colato (PMDB-ES), Waldemir Moka (PMDB-RS) ou Moacir Micheleto (PMDB-PR), coordenador da bancada de 220 deputados.

- Vai ser uma grande decepção se um desses três nomes não for escolhido. Durante quatro anos demos apoio ao governo. Se o Lula escolher o Stephanes, a reação eu não sei. Colocar um aborígene no Ministério da Agricultura será uma desgraça para nós. É um homem decente e bem intencionado, mas não sabe o que se passa no setor - disse Abelardo Lupion (PFL-PR), da bancada ruralista.

- Estou estranhando essa reação. Quem me conhece sabe que sou da área, sim. Conversei com muita gente da bancada ruralista e fui muito bem recebido - respondeu Stephanes.

No meio da tarde, enquanto estava na comissão especial do salário mínimo, Stephanes recebeu telefonemas do Planalto para checar informações sobre seu currículo.

- Posso ter a honra de anunciar aqui que o senhor será o ministro? - perguntou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

- Você é mineiro e eu sou prudente - disse Stephanes.

Lula ficou de ligar ainda ontem para Temer e Henrique Eduardo Alves, mas como estava viajando, a ligação só deve acontecer hoje. Mas os peemedebistas já davam como quase certa a escolha de Stephanes.

- É o nome que mais agrega, é uma especialista na área agrícola, tem o apoio do Requião, e, como já foi do governo FH, a oposição não pode dizer nada - disse o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves.

Resolvido o Ministério da Agricultura, Lula precisa ainda bater o martelo sobre os novos ministros do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento e Defesa. Como Miguel Rosseto recusou o convite para voltar à pasta, o atual ministro, Guilherme Cassel, deve continuar à frente do Desenvolvimento Agrário.

Novo deputado se apresenta de chapéu de couro

O novo deputado Edigar Mão Branca (PV-BA) estreou no plenário inovando no figurino: usava um chapéu de couro, típico de vaqueiros do Nordeste. O parlamentar, que assumiu no lugar de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), agora ministro da Integração Nacional, disse que estava se apresentando ao plenário como "bom baiano".