Título: Lula: usineiros passaram de bandidos a heróis
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 21/03/2007, Economia, p. 24

Interesse mundial pelo etanol como biocombustível leva presidente a elogiar setor duramente criticado no passado.

MINEIROS (GO) e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os usineiros, vistos no passado como vilões pela sociedade, estão virando heróis nacionais devido à explosão do interesse mundial pelo etanol brasileiro. Em discurso, no interior de Goiás, na inauguração do Complexo Industrial da Perdigão - voltado à exportação - Lula fez ainda apologia às importações, defendendo a necessidade de manter o equilíbrio comercial com os parceiros internacionais. O elogio aos usineiros foi feito quatro dias depois de o presidente chamar seus ministros de heróis por receberem "baixos salários".

- Os usineiros, que até dez anos atrás eram tidos como bandidos do agronegócio deste país, estão virando heróis nacionais e mundiais - disse o presidente. - E por quê? Porque está todo mundo de olho no álcool, porque tem política séria, porque, quando a gente quer ganhar o mercado externo, temos de ser mais sérios.

O setor sucroalcooleiro, que se destaca devido à importância crescente do álcool combustível, está, no entanto, entre os cinco mais representativos na dívida ativa da União, concentrando grandes devedores, segundo o procurador-geral-adjunto da Fazenda Nacional, Agostinho Netto. A dívida ativa, hoje, soma R$600 bilhões.

O segmento também registra condições precárias de trabalho. Reportagem do GLOBO do último domingo mostrou que, segundo a Unesp, 200 mil migrantes vivem oito meses da colheita de cana, em São Paulo, em condições degradantes.

O elogio de Lula aos canavieiros aconteceu depois que o presidente da Perdigão, Neildemar Secchis, demonstrou sua preocupação justamente com a expansão do cultivo da cana, em detrimento de outras culturas.

- Estamos vivendo um momento de reafirmação de estímulos à geração de combustível renovável e (temos) a preocupação com o avanço do cultivo da cana em detrimento das áreas cultivadas de milho e soja - disse Secchis, alertando que Goiás poderá se tornar importador de milho.

Lula disse, porém, que os produtores de soja não podem reclamar de preço porque o biodiesel significará um regulador do comércio para essa cultura.

Presidente mostra otimismo em relação ao futuro do pais

Em seu discurso, o presidente também se referiu à reclamação de alguns setores, como o automobilístico.

- A indústria automobilística entrava na minha sala dizendo: "Presidente, estamos no vermelho". E quando fechava o ano tinha recorde de produção, de venda e de exportação. Quando começamos a discutir o flex (carro bicombustível), quantas incertezas, porque alguns achavam que não ia dar certo. Hoje, 85% dos carros vendidos no Brasil são flex .

Aos críticos da taxa de juros, Lula lembrou que há quatro anos a Selic estava muito mais alta e que a questão do real valorizado será acertada pelo próprio mercado:

- À medida que a gente faça as coisas certas, não tem erro: o Brasil vai dar certo.

COLABOROU Cristiane Jungblut