Título: Lupi apela e bancada do PDT nega apoio à CPI
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/03/2007, O País, p. 5

Partido recua para não pôr em risco vaga no Ministério.

BRASÍLIA. Com o Ministério da Previdência prometido para o presidente do PDT, Carlos Lupi, a bancada do partido na Câmara teve que recuar ontem de sua posição favorável à criação da CPI do Apagão Aéreo. Os pedetistas assinaram o requerimento de criação da CPI, proposta pela oposição há duas semanas, e votaram contra o recurso do governo no embate ocorrido anteontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O recuo ocorreu após a divulgação de nota assinada por Lupi, assegurando que a executiva do PDT decidiu que o partido é contra a CPI. Segundo os deputados, o recuo aconteceu em solidariedade a Lupi, para que os votos favoráveis à CPI não fossem usados pelo governo como pretexto para vetá-lo.

Um dos argumentos que convenceram 22 dos 23 deputados presentes à reunião foi o de que a bancada não deveria expor o presidente do partido, há mais de uma semana sem qualquer sinalização do Planalto. Ontem, Lupi pedira à bancada que revisse a decisão de apoiar a CPI. No PDT, 19 deputados assinaram o requerimento, e os dois representantes na CCJ votaram contra o governo.

O líder do partido, Miro Teixeira (RJ), que havia apoiado anteriormente a CPI, justificou o recuo do PDT, mas continuou defendendo o direito da minoria de criar a CPI:

- A questão desviou-se do foco e virou um festival de radicalismo, um debate entre governo e oposição, e nós somos governo. Mas não vou rever o que disse. A instalação é direito da minoria, e desejo sinceramente que Supremo Tribunal Federal instale a CPI.

O deputado Paulo Pereira da Silva, (PDT-SP), criticou a forma como o governo vem tratando o PDT:

- O governo está tratando muito mal o PDT e se continuar assim, não tem como votar com ele. Estamos votando hoje por um pedido do Lupi.