Título: Carreira iniciada no regime militar
Autor: Gois, Chico de e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/03/2007, O País, p. 4

Stephanes se aposentou aos 49, e era ministro da Previdência.

BRASÍLIA. Neto de alemães e filho de pais que nasceram e morreram na roça, Reinhold Stephanes fez carreira pública como ministro da Previdência nos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso. Além da origem rural, faz questão de exibir sua passagem como funcionário executivo do Ministério da Agricultura no governo militar, na década de 70.

Na gestão do presidente Costa e Silva, foi chamado para estruturar a parte financeira do Ministério da Agricultura. Por oito anos, foi secretário de Planejamento, secretário-geral substituto do ministério, diretor do Incra e coordenador da comissão que criou a Embrapa. Ainda no governo militar, presidiu o antigo INPS. Nos anos 90, foi ministro da Previdência de Fernando Collor e de Fernando Henrique.

Criado num internato, no Paraná, passou seis anos no Exército para custear os estudos na Faculdade de Economia. Entrou na administração pública por concurso, aos 27 anos.

Na sua última passagem pela Previdência, foi vaiado nas ruas e entrou em conflito com os sindicalistas contrários à reforma do setor. Foi acusado de ter três aposentadorias precoces e de ter contado o tempo do serviço militar para se aposentar, aos 49 anos. Disse que só conta com uma aposentadoria, da Prefeitura de Curitiba, onde ingressou por concurso público.

Quando se aposentou, disse, a lei previa a aposentadoria por tempo de serviço. No caso de seu tempo de militar, contou o período em que foi soldado. Com licença-prêmio e férias, o que era permitido, teria ultrapassado os 35 anos de tempo de serviço.

Como presidente do INPS, implantou o primeiro programa de aposentadoria e assistência aos trabalhadores rurais, o Funrural. Em 1991, voltou a dirigir o órgão quando foi descoberta a "máfia da Previdência". O combate à fraude levou à extinção de mais de um milhão de aposentadorias falsas, demissão de centenas de funcionários e a decretação da prisão de envolvidos, entre juízes, procuradores e advogados.

Vaidoso, Stephanes coleciona gravatas. O seu armário é organizado com ternos combinando com camisas. No encontro de ontem com o presidente Lula, escolheu uma discreta gravata azul marinho com poás.

- Minha fase Hermés já passou...