Título: Sociedade quer punição mais severa
Autor: Rocha, Carla e Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 23/03/2007, Rio, p. 15

Apesar de a decisão da Justiça ter sido pela punição de internação, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), representantes da sociedade civil, o advogado da família de João Hélio e até mesmo o juiz de menores Guaracy Vianna consideram que é preciso mudar a legislação. As opiniões se dividem entre os que defendem a redução da maioridade penal e os que acham que o prazo máximo de internação do ECA deve ser ampliado.

O vocalista dos Detonautas, Tico Santa Cruz, que se engajou em campanhas contra a violência desde o assassinato do guitarrista do grupo, Nettinho, numa tentativa de assalto no ano passado, disse que é contra a redução da maioridade penal. Porém, ele afirmou que é a favor de uma medida mais dura para os casos de menores envolvidos em crimes hediondos.

-A juíza é habilitada para julgar e tem o poder dado pela sociedade para proferir a sentença. Mas, na minha opinião, eu emanciparia o menor envolvido em crimes brutais como este e o julgaria como adulto. A pergunta que eu faço é se este menor vai aprender alguma coisa se ficar apenas quatro meses em regime de reclusão. Ele vai ser reabilitado? Eu tenho mais um questionamento a fazer do que uma resposta. Não adianta também jogar o menor como um animal no sistema para ele voltar pior-disse.