Título: No Rio, operação fez 70 prisões e recuperou 30 carros e 17 armas
Autor: Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 24/03/2007, O País, p. 4

Ações da polícia deixaram o clima tenso em vários pontos da cidade.

Legenda da foto: POLICIAL EM frigorífico clandestino fechado em Itaboraí: 1,5 tonelada de carne fora do prazo de validade.

No Rio, a operação nacional das Polícias Civis ganhou o nome de Operação Rio em Paz. Foram feitas 70 prisões, cerca de 30 veículos roubados foram recuperados e 17 armas de fogo foram apreendidas, até o final da tarde de ontem. Ao todo, participaram dois mil homens de cerca de 170 delegacias, entre distritais e especializadas, em todo o estado. As ações da polícia deixaram o clima tenso em vários pontos da cidade. O balanço oficial será divulgado segunda-feira.

De acordo com o subchefe da Polícia Civil, Ricardo Martins, responsável pela coordenação do trabalho no Rio, as ações cumpriram o objetivo de dar um "choque de ordem" na cidade.

Número de prisões foi inferior a de outros estados

Segundo a polícia, o número de registros de ocorrência nas delegacias caiu cerca de 55% durante o dia de ontem. Apesar do número de prisões estar abaixo do de outros estados, Martins considerou ótimo o resultado obtido:

- Pela quantidade de homens que empregamos, o resultado foi ótimo. Não podemos empregar um efetivo que não temos. Tivemos que chamar policiais de folga para também não prejudicar o atendimento ao público nas delegacias.

As ações foram planejadas pela direção de cada departamento (Capital, Baixada e Interior), em menos de 48 horas. Apenas na quarta-feira à noite, os três diretores souberam que a operação seria deflagrada ontem. Os objetivos traçados foram os de cumprir mandados, efetuar prisões e apreensões decorrentes das investigações de cada delegacia. Martins classificou de "erro de comunicação" o fato de a chefia de polícia do Rio ter sido avisada depois que outros estados já atuavam desde segunda-feira na operação.

- O importante foi termos atuado com essa mobilização. O combate ao crime é uma questão nacional. Esse tipo de operação visa a uma união maior entre a federação, estados e municípios, além de apresentar uma nova visão de repressão ao crime - opinou o subchefe da polícia.

Apesar de a orientação passada aos policiais ter sido de evitar confrontos, uma troca de tiros que durou mais de duas horas na Favela Parque Alegria, no Caju, interditou em mais de uma hora a pista lateral de subida da Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso da cidade. Foram cumpridos oito mandados de prisão no morro.

Segundo o diretor de Polícia do Departamento da Capital, Sérgio Caldas, não era previsto fazer incursões em favelas, o que seria "traumático" e necessitaria de um contingente maior de policiais. A participação da Polícia Militar em apoio a novas operações não está descartada.

Em Itaboraí, na Região Metropolitana, a Delegacia de Defesa do Consumidor fechou um frigorífico clandestino, onde foi encontrada 1,5 tonelada de carne deteriorada, fora do prazo de validade. A carne era fornecida para supermercados, bares e restaurantes de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A polícia vai levantar quais os clientes do frigorífico para que seja impedido o consumo. Dois homens foram presos e autuados por crime contra o consumidor.