Título: Solução para o déficit é combater sonegação, diz
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 25/03/2007, O País, p. 10

Pedetista reafirma lealdade a Lula, mesmo sem convite.

À espera de um telefonema do presidente Lula, na semana passada, Lupi assegurava que continuaria aliado do presidente mesmo que não recebesse a confirmação do convite. Estudava os números do setor, dizendo que é "muito bom em matemática". Para o pedetista, a solução para o caixa da Previdência está em combater a sonegação para aumentar a arrecadação.

Colega de Lupi na segunda prefeitura de Marcello Alencar, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) lembra que o pedetista levou técnicos para cuidar dos Transportes. E assumiu a condução política da pasta.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro da Educação, discorda da tese de que é necessário conhecimento técnico para ser ministro:

- Não existe ministro técnico. Se existisse, teria concurso. O ministro assume o cargo para dar uma linha ao ministério.

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) classifica Lupi de "trabalhador obstinado, que não faz os jogos deploráveis da política". A obstinação, para o deputado estadual Paulo Ramos (PDT), precisará ser usada para marcar a posição do partido no ministério:

- Com essa escolha, o Lula leva uma espécie de contraditório para o seio do governo.