Título: Lupi: 'Experiência só se adquire com o tempo'
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 25/03/2007, O País, p. 10

Ex-jornaleiro, cotado para a Previdência, tem perfil político, mas pouco conhecimento técnico sobre o setor.

Legenda da foto: ONDE TUDO COMEÇOU: Lupi visita uma banca de jornal na Zona Sul.

Do jornaleiro da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ao político que hoje comanda o PDT, pouco da biografia do provável futuro ministro Carlos Lupi indica traquejo técnico para assumir o comando da Previdência Social. Caso o convite seja confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não será a primeira experiência de Lupi no Executivo: já foi secretário de Transportes e de Governo e coordenador de zonas administrativas do município. Mas o conhecimento específico do tema é, por enquanto, empírico:

- Experiência só se adquire com o tempo. E eu sei ler, sei escrever, me formei com muito sacrifício em administração, com o meu trabalho e com o dinheiro da minha mãe, dona Carmelita, que ganha um salário mínimo. Então a minha grande experiência na Previdência é ter a sensibilidade da dor de uma mãe que vive de um salário - relata Lupi, formado em licenciatura plena em administração, economia e contabilidade na Faculdade do Centro Educacional de Niterói.

Lupi se tornou jornaleiro aos 12 anos. E, aos 18, depois da morte do pai, cuidou da parte que lhe cabia em uma capatazia de dez bancas, na Zona Sul do Rio. O PDT também foi uma herança: do ex-governador Leonel Brizola, um padrinho de quem fala como pai e que conheceu em 1979. O ex-governador pediu um jornal, na banca de Ipanema, e ganhou um fiel escudeiro.

Os aliados reconhecem a dedicação partidária e a fidelidade de Lupi. Mas também a falta de experiência no setor - que, até o final do ano, consumirá, em despesa, 8% do PIB nacional.

- Ele (Lupi) vive o partido 24 horas por dia. Perfil técnico ele não tem. Só que esse não foi o critério de escolha desse ministério - diz o senador Jefferson Peres (PDT-AM), que defende a reforma da Previdência, ainda que a longo prazo, e não abre mão da visão crítica ao governo, mesmo como aliado.