Título: Governo Lula é alvo de mais ações que o de FH
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 26/03/2007, O País, p. 5

Apenas no 1º mandato do petista, Ministério Público abriu 50% mais processos que nos oito anos do governo anterior.

BRASÍLIA. Nos quatro anos do primeiro governo Lula, o Ministério Público Federal moveu, em Brasília, proporcionalmente três vezes mais ações de combate à corrupção contra órgãos federais do que no período em que o país foi administrado pelo antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Procuradoria da República do Distrito Federal das ações civis públicas e de improbidade administrativa propostas pelo MP e acolhidas pela Justiça.

Durante o governo FH, de 1995 a 2002, os procuradores moveram 136 ações por supostas irregularidades em órgãos federais - média de 1,4 por mês. De 2003 a fevereiro deste ano, foram abertos 205 processos, e a média subiu para 4,1. Desconsiderando a diferença entre o período em que cada um esteve no poder, houve crescimento de 50,6% no número de ações.

Os números abriram um novo embate entre o PT e o PSDB. Mas o MP faz ressalvas:

- Dizer que há mais corrupção num governo ou noutro é perigoso. Há ações contra atos do governo anterior ajuizadas no atual. Além disso, o número de procuradores foi ampliado. O fato é que houve aumento de produtividade do MP - diz o procurador-chefe do Distrito Federal, Paulo José Rocha Junior.

A Procuradoria do DF responde pela maioria das ações da máquina administrativa federal, com sede em Brasília em geral. Estão fora da sua área empresas e órgãos públicos com sede em estados, como Furnas e Petrobras, no Rio, e Infraero, com divisões no país todo.

O levantamento é divulgado no momento em que volta à tona o debate sobre o suposto uso político de ações de improbidade, com o objetivo de punir autoridades. Há 15 dias, numa sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes - advogado-geral da União no governo FH - acusou integrantes do MP conhecidos por investigações contra a gestão tucana. Um deles, o procurador Luiz Francisco de Souza, comemorou a conclusão.

- Fico entre surpreso e feliz com essa notícia. Nunca tive qualquer ligação com governos, apenas com a minha consciência - disse Luiz Francisco, que saiu de cena desde que foi transferido para a segunda instância do MPF.

PSDB: há mais ações porque há mais irregularidades

O PSDB reafirma que sofreu a marcação impiedosa de procuradores que seriam afinados com o PT. E que os novos números são reflexo do aumento de irregularidades praticadas na administração pública.

- Não se pode dizer que o governo FH era popular entre os procuradores do DF. O número de ações é três vezes maior porque existem, no mínimo, três vezes mais irregularidades. A matemática fala com eloqüência - afirma o líder do PSDB no senado, Arthur Virgílio (AM).

- Os dados refutam a tese de que o MP tinha infiltração petista. É bom lembrar um episódio do ano passado: uma semana antes das eleições um procurador divulgou uma ação contra um candidato do PT a governador - rebate o deputado Maurício Rands (PT-PE), referindo-se ao ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato derrotado ao governo de Pernambuco e acusado de envolvimento com a máfia dos sanguessugas.