Título: PR perde batalha pelo controle dos portos
Autor: Alvarez, Regina e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/03/2007, O País, p. 5

Indicado por Lula para Ministério dos Transportes responde a processo eleitoral.

BRASÍLIA. Fragilizado por denúncias divulgadas no fim de semana, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) se encontra hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir se voltará a ser o ministro dos Transportes. Ele vai fazer um último apelo para que a área portuária fique sob seu comando, mas nos bastidores do governo e no próprio Ministério a batalha é considerada perdida: Lula deve mesmo criar a Secretaria dos Portos, para atender ao PSB.

A reunião ocorre depois de a revista "Isto É" ter publicado denúncias contra Nascimento, relacionadas à sua primeira passagem pelos Transportes e à campanha eleitoral do ano passado. Está em curso uma investigação da Justiça Eleitoral do Amazonas sobre compra de votos, abuso de poder econômico e falsificação de documentos fiscais. Há suspeitas de superfaturamento das obras da Operação Tapa-Buraco, investigada pelo Tribunal de Contas da União.

O PR, partido do senador, também vive um momento de fragilidade, com as últimas denúncias de inchaço do partido em troca de cargos no governo e liberação de recursos públicos para parlamentares que aderiram à sigla. O PR elegeu 23 deputados e está hoje com 40.

Com isso, é quase certo de o PR perder o comando dos portos. Na Casa Civil, os estudos para o funcionamento da secretaria estão adiantados e já se discute o preenchimento de cargos no segundo escalão. Na visão de correligionários e líderes de outros partidos, as denúncias reduzem as chances de o PR vencer a batalha com o PSB. O líder do partido na Câmara, Luciano de Castro (RR), tentou minimizar o impacto das denúncias:

- As contas do Alfredo estão aprovadas no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Ele foi diplomado no Senado. Essa é uma orquestração de Manaus, coisa de adversários políticos.

Nascimento não deu entrevistas. Hoje, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes deve divulgar nota contestando a denúncia sobre a Operação Tapa-Buraco.