Título: Amigo do presidente espera vaga no Senado
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 27/03/2007, O país, p. 8

Costa foi suplente a pedido de Lula.

BRASÍLIA. Uma amizade nascida nas corredeiras do Rio Amazonas com o então candidato derrotado Luiz Inácio Lula da Silva, nos anos 90, deve garantir um mandato de senador a João Pedro Gonçalves da Costa, sem ter recebido um único voto. Sindicalista e fundador do PT no Amazonas, ele foi primeiro-suplente da chapa do senador Alfredo Nascimento (PR-AM), na última eleição, a pedido de Lula.

O adversário derrotado na disputa com Nascimento, o ex-senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), denunciou na TV o acordo. Foi processado, mas a Justiça Eleitoral lhe deu ganho de causa.

Ontem, Costa abandonou seu cargo de superintendente do Incra no Amazonas e rumou para Brasília, pronto para assumir a vaga de Nascimento, embora até as 20h o Planalto não tivesse confirmado a recondução do senador ao Ministério dos Transportes.

Costa foi vereador e deputado estadual e ficou em último lugar na disputa pela Prefeitura de Parintins, em 2000. Teve 1.937 votos, 6% do total. Em 2002, foi candidato a governador, com desempenho sofrível. Mas, em 1994, deu sorte ao ciceronear Lula na "caravana das águas". Ontem, no Incra do Amazonas, os funcionários já tratavam Costa como senador.

- Ele não está mais aqui não, agora é senador. Foi para Brasília - informou a secretária Lúcia Maria.

Ele chegou a Brasília no início da noite, ainda sem saber se Nascimento acertara ou não a posse com Lula.

- É legítimo, sim! É a regra do jogo. Tenho uma relação de amizade, de companheiro com Lula, e é lógico que isso ajudou muito, mas sou militante e estou pronto para assumir o mandato. Estou indo para o Senado para trabalhar, não para fazer amizades - reagiu João Pedro da Costa.