Título: Amorim convoca o embaixador da Venezuela
Autor: Jungblut, Cristiane e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 27/03/2007, O País, p. 9

Chanceler quer discutir declaração de Montoya sobre Hélio Costa.

BRASÍLIA. O chanceler Celso Amorim convocará o embaixador da Venezuela, Julio Garcia Montoya, para conversa no Itamaraty. O assunto é a crise diplomática causada por declarações do ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre a TV estatal venezuelana. Montoya reagiu afirmando que as declarações do ministro eram "insultantes e perigosas" e que ele teria tido um "deslize emocional".

- O embaixador tem todo o direito de defender e esclarecer os pontos de vista de seu país. Mas, ao se dirigir a um ministro brasileiro, ele também tem que respeitar certos limites de terminologia - disse Amorim.

A polêmica começou na última quarta-feira. Ao defender a TV pública que o presidente Lula quer criar, Costa afirmou que a idéia não é criar uma emissora estatal:

- TV estatal é o que o Chávez faz, TV estatal é o que se faz em Cuba. TV estatal é o que se fazia na Polônia, TV estatal se fazia na antiga União Soviética. E estive em todos esses lugares para saber perfeitamente qual é a diferença entre estatal e pública.

Em nota, Montoya disse que Costa cometera "desatino político e diplomático" e que suas declarações mostravam falsa visão da realidade. Explicou o funcionamento da TV estatal na Venezuela, disse que o presidente Hugo Chávez tem feito esforços para democratizar os meios de comunicação e afirmou que Costa havia sido ofensivo ao governo venezuelano.

Ao saber da nota de Montoya, Costa o chamou de "mal-educado e deselegante", disse que a TV venezuelana é "de péssima qualidade" e, irônico, afirmou que "o programa do Chávez que eu gosto mais é aquele do SBT, até porque é engraçado".