Título: Mares Guia articula
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 28/03/2007, O País, p. 9

Ministro cumpre intensa agenda política

BRASÍLIA. O novo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, mostrou ontem que está ávido para conseguir resultados na articulação política. Ele almoçou com os três líderes do governo no Legislativo, fez visitas aos presidente da Câmara e do Senado, e falou de temas polêmicos como a CPI do Apagão e o veto presidencial à emenda 3 da lei que criou a Super Receita.

Uma das prioridades do novo ministro é garantir a pacificação nas relações entre o PMDB da Câmara e o do Senado, abaladas pela disputa pelo comando do partido. Na tarefa, terá uma aliada, a nova líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Ela será hoje anfitriã de um jantar que deverá reunir a cúpula do PMDB. A proposta inicial era convidar o presidente Lula, mas a idéia foi descartada.

O novo ministro reconheceu a legitimidade da oposição para tentar criar a CPI do Apagão e mostrou-se otimista em encontrar uma solução para o impasse gerado pelo veto presidencial à emenda 3. E chegou a defender o aumento salarial para o presidente e ministros, em discussão na Câmara.

- Esses salários são os mesmos há mais de quatro anos. Por isso, é razoável o reajuste - observou. (Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti)