Título: Presidente dá sinal de manter Pires
Autor: Doca, Geralda e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 28/03/2007, Economia, p. 23

Apesar das críticas, ministro da Defesa deve continuar no cargo

BRASÍLIA. Mesmo apontando desarticulação entre os órgãos do governo quatro meses após a explosão da crise aérea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem de manhã, pela primeira vez, que Waldir Pires permanecerá no cargo. A informação foi confirmada à tarde pelo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, segundo o qual a manutenção de Pires foi uma decisão pessoal do presidente.

Enquanto aguardava o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, no hall do Itamaraty, ontem, Lula sacudiu a cabeça afirmativamente e disse em voz baixa "continua" ao responder se Pires seguiria como ministro da Defesa. O presidente justificou que não trataria da reforma durante a rápida entrevista que deu aos jornalistas no Palácio do Planalto, porque estava recebendo o chefe de governo italiano:

- Eu não ia discutir ministério na frente dele.

Segundo Mares Guia, Lula acompanhou por mais de duas horas a reunião com todas as autoridades da área, na qual deu um ultimato. Mas, a despeito da crise, Mares Guia confirmou que Pires fica:

- Waldir Pires é o ministro da Defesa. Não precisa ser confirmado.

No Palácio, a informação é que, apesar do desencontro do governo, o presidente não está disposto a mudar seu ministro da Defesa justamente num momento de crise. Avalia que, se fizesse isso, quem assumisse necessitaria de um tempo para se inteirar de todas as providências para retomar as ações. Como Pires tem se reunido com todos os integrantes da crise - Aeronáutica, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - Lula acredita que é melhor mantê-lo cuidando das ações.

Pires foi muito criticado no auge da operação-padrão dos controladores de vôo, em fins do ano passado, por não conhecer profundamente o setor aéreo e por não conseguir articular rapidamente uma resposta conjunta dos órgãos envolvidos na gestão do setor.