Título: Temporão demite presidente da Funasa
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 29/03/2007, O País, p. 8

Lustosa criou muitos desafetos no cargo, um dos mais cobiçados na Saúde

BRASÍLIA. O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, foi demitido do cargo. A exoneração foi publicada ontem no Diário Oficial, depois que Lustosa criou diversos desafetos no governo e no seu partido, o PMDB, que não o segurou no posto. O cargo é um dos mais cobiçados do Ministério da Saúde, com orçamento anual de cerca de R$2 bilhões.

Lustosa tentou permanecer no comando da Funasa até o último instante, mas foi informado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na tarde de anteontem, que seria substituído. Ele ficou um ano e meio no cargo. O atual diretor-executivo do órgão, Danilo Forte, está cotado para assumir a presidência da fundação. Sua nomeação deve ser publicada no Diário Oficial, mas ainda como interino.

Ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Lustosa tentava criar a TV Funasa, canal corporativo orçado em R$71 milhões. Uma auditoria do órgão foi contrária à idéia. As contas da fundação começaram a ser fiscalizadas ontem por auditores da Controladoria Geral da União (CGU). Com a saída de Lustosa, o canal pode não sair.

Filiado ao PMDB, Lustosa comprou briga nas eleições passadas com o ex-ministro das Comunicações e deputado Eunício Oliveira. Ele lançou a candidatura do filho, Paulo Henrique Lustosa, a deputado federal no Ceará e disputou votos no reduto eleitoral de Eunício. Paulo Henrique, que nunca havia sido eleito, dessa vez, conseguiu.

Lustosa tentara suceder ao ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe no comando da pasta. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, optou por Agenor Álvares. O ex-presidente da Funasa não se entendia com os dois.

Por causa do filho, que apoiou o deputado Michel Temer para a presidência do partido, teve problemas com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Por apoiar o ex-presidente do STF Nelson Jobim, Renan não gostou da adesão.