Título: Dirceu e Zeca darão consultoria sobre etanol
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 29/03/2007, O País, p. 8

Petistas trabalharão no setor de biodiesel e álcool, que ganhou destaque internacional com visita de Bush ao país

BRASÍLIA. Depois de ficar recolhido por um período, se recuperando da derrota na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul, onde seu candidato perdeu para André Puccinelli (PMDB), o ex-governador Zeca do PT reapareceu esta semana com uma novidade. Anunciou, por meio de um porta-voz, que está montando uma consultoria, cujo principal alvo é a área de álcool e biodiesel. E mais: vai trabalhar em parceira com o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, que tem mostrado recentemente grande desenvoltura nesse ramo.

- O Zeca quer aproveitar a sua experiência de oito anos na administração de Mato Grosso do Sul para prestar consultoria a empresas que queiram investir nesse setor - disse o deputado estadual Paulo Duarte, do PT de Mato Grosso do Sul.

Zeca do PT teria dado incentivos fiscais a empresas

Segundo Duarte, que foi secretário de Fazenda, de Infra-Estrutura e chefe da Casa Civil de Zeca do PT, o ex-governador tem contatos com empresas na área de álcool e biodiesel, que já demonstraram interesse em se instalar no estado.

Zeca teria atraído, com incentivos fiscais, várias empresas desse setor, já na época em que estava no governo. Mas as possibilidades de negócios aumentaram muito, depois que o biodiesel produzido no Brasil ganhou destaque internacional e que se abriu a possibilidade de uma parceira com os EUA e a Europa para a produção de combustíveis não poluentes.

Zeca e Dirceu estão de olho num setor da economia com grandes perspectivas de crescimento, principalmente após a visita do presidente George W. Bush ao Brasil, no início de março. Neste fim de semana, será a vez de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir aos Estados Unidos, onde terá nova rodada de conversas com o presidente americano em torno do assunto.

Petistas próximos de Zeca do PT afirmam que o ex-governador falou de seus planos com o presidente e que Lula não fez objeções. Zeca do PT esteve de fato com Lula, recentemente, na Granja do Torto, onde passou o fim de semana. Foi durante esse encontro que Zeca também fez lobby contra o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), que chegou a ser cotado para o Ministério da Agricultura.

Ex-governador recusou cargo no governo

Segundo Duarte, aliado de Zeca, há pelos menos 15 empresas com projetos prontos para instalação de usinas de álcool em Mato Grosso do Sul. Zeca do PT já estaria fazendo esses contatos, embora pretenda atuar em outras áreas, como siderurgia.

- O Zeca recebeu convites para trabalhar no governo federal, mas considerou prioritária a parceria com Dirceu. Ela vai acontecer nas áreas de interesse dos dois, como o biodiesel, por exemplo - disse Duarte.

Segundo o deputado, o ex-governador quer se eleger senador em 2010, mas até lá vai se dedicar às consultorias. Ele teria sido convidado pelo presidente Lula para assumir uma secretaria-executiva do Mercosul ou uma empresa estatal, mas recusou e preferiu a parceria com o ex-chefe da Casa Civil.