Título: Direção de pai para filho no novo partido
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/03/2007, O País, p. 10

Velhos líderes abrem espaço para os filhos no comando do DEM

BRASÍLIA. Não foi só o nome do partido que os antigos pefelistas aceitaram mudar ontem na convenção nacional dos Democratas (DEM). As velhas estrelas do PFL também concordaram em abrir a legenda para uma nova geração de políticos. Mas os sobrenomes famosos denunciam que parte dessa renovação é familiar. A começar pelo novo presidente do partido, o deputado Rodrigo Maia (RJ), que se emocionou ontem ao receber o abraço do pai, o prefeito do Rio, Cesar Maia, um dos principais líderes da legenda.

Para Cesar, essa renovação do partido é fundamental:

- Todos nós carregamos virtudes e defeitos da política que se estabelece no Brasil. Mas o Rodrigo tem a grande virtude de não ter herdado os meus defeitos. Tenho um estilo de confronto permanente, resquícios do meu passado. Vim da luta armada. Já o Rodrigo é um político mais plástico, transigente, com uma capacidade de articulação que nunca tive, pois sou um tecnocrata - disse o orgulhoso pai do novo presidente do DEM.

Paulo Bornhausen será um dos 14 vice-presidentes

Rodrigo Maia não foi o único representante eleito ontem para a comissão provisória nacional do DEM que dá continuidade à antiga dinastia pefelista. O filho do ex-senador Jorge Bornhausen (SC) - que deixou o comando do partido, função que exerceu ao longo de 16 dos 22 anos de existência do PFL, para assumir a presidência da Fundação Liberdade e Cidadania, que vai substituir o Instituto Tancredo Neves - também está na nova direção da legenda.

O deputado Paulo Bornhausen (SC) ficou com uma das 14 vice-presidências do partido e cuidará dos assuntos de comunicação e tecnologia informática. Fará companhia ao pai, que, na condição de ex-presidente da legenda, é considerado membro nato da comissão.

Deputados novatos, filhos de velhos líderes, garantem lugar

O senador Antonio Carlos Magalhães (BA), que foi durante duas décadas um dos principais caciques pefelistas, agora será representado na comissão nacional pelo deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), eleito vice-presidente para assuntos institucionais.

Embora novatos na Câmara, os deputados Felipe Maia (RN) e Efraim Filho (PI) também garantiram vaga na comissão nacional. Filhos dos senadores Agripino Maia (RN) e Efraim Moraes (PI), eles estarão na direção do partido por serem, também, presidentes do Democratas Empreendedor e Juventude Democrata, respectivamente. (Adriana Vasconcelos)