Título: Uma história de 80 anos
Autor: D'Ercole, Ronaldo e Rodrogues, Lino
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 22

Varig foi a primeira aérea do país.

A Viação Aérea Riograndense nasceu em 1927 pelas mãos do alemão Otto Ernst Meyer, ex-oficial da Força Aérea Alemã. No Rio Grande do Sul, sua idéia de criar a primeira companhia de aviação do Brasil agradou a um grupo de 10 pessoas, que se tornaram as incorporadoras da empresa. Por meio de um anúncio de jornal pedindo um ajudante, começou a parceria com Ruben Berta.

Durante dois dias, o hidroavião Atlântico fez o primeiro vôo da empresa, da Baía de Guanabara a Porto Alegre. Nos anos 30, a Varig já atendia a quase todo o território gaúcho. Em 1941, Berta assumiu a presidência e, no ano seguinte, foi inaugurada a primeira linha internacional, de Porto Alegre a Montevidéu. Em 1945, surgiu a Fundação Ruben Berta. Nas décadas de 50, 60 e 70, mais crescimento, com incorporação das linhas da Panair e do grupo Cruzeiro do Sul. Em 1975, a Fundação assumiu o controle da Varig.

O Plano Cruzado (1986) representou um marco negativo nas finanças da empresa, com o congelamento das tarifas aéreas. A situação se agravou com a desvalorização cambial (1999) e os atentados de 2001. As dívidas cresceram, com risco de os aviões serem arrestados. Em 2005, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial. No início do ano passado, em leilão, duas subsidiárias foram vendidas. A TAP ficou com VEM e a Volo, com a Varig Log.

A crise se acentuou e, em julho, parte da empresa, a Nova Varig, foi vendida, também em leilão, por US$24 milhões para a VarigLog. Desde então, foram anunciadas mais de cinco mil demissões, além da redução das linhas.