Título: Empresa do século XXI
Autor: D'Ercole, Ronaldo e Rodrogues, Lino
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 22

Gol trouxe `custo baixo, tarifa baixa¿.

A Gol Transportes Aéreos é 74 anos mais jovem que a Varig. Foi criada em 2001, fruto de um dos maiores grupos de transporte rodoviário do Brasil, o Áurea, do interior paulista. Fundado por Nenê Constantino, que iniciou a carreira como motorista de caminhão, o Áurea possui participação em diversas empresas de transportes no país. Em 1992, Nenê dividiu o grupo entre os sete filhos. Os quatro filhos homens ficaram com as empresas de São Paulo, enquanto as mulheres, com as de Brasília.

Esses quatro filhos homens criaram a companhia aérea. Constantino de Oliveira Jr., que não chegou a completar o curso de Administração, foi o escolhido para a presidência da Gol porque, além de noções de gestão, era o único dos irmãos que falava inglês. No ano passado, o executivo, de 37 anos, foi incluído no ranking de bilionários da revista ¿Forbes¿, com fortuna de US$1,1 bi.

A Gol foi a primeira companhia brasileira com o conceito low cost, low fare (custo baixo, tarifa baixa). Sua estréia no mercado foi marcada pela oferta de passagens até 35% mais baratas que as das concorrentes. No início, tinha quatro aeronaves e rotas para quatro cidades. Sua trajetória é de crescimento, tanto da frota quanto da atuação, refletida na participação de mercado e nos lucros. Em junho de 2004, a empresa abriu, com sucesso, seu capital nas bolsas de São Paulo e Nova York.

O pior momento foi há exatos seis meses, quando um acidente com um Boeing da empresa matou 154 pessoas. Além disso, o caos aéreo afetou o lucro da empresa, que foi reduzido em 45% no quarto trimestre.