Título: Depois do cachorro... pombo fecha pista
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 24

Retirada do pássaro dura 15 minutos e causa atrasos em SP.

SÃO PAULO. Depois de um cachorro ter invadido a pista principal do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, há uma semana, ontem pela manhã foi a vez de um pombo morto fechar o aeroporto mais movimentado do país por 15 minutos. Segundo a Infraero, a interdição da pista para a retirada do animal acabou, mais uma vez, provocando atrasos nos pousos e decolagens de aeronaves. Pelo menos cinco vôos, com partidas de Congonhas, sofreram atrasos de até 45 minutos. E um número não informado de aviões não pôde pousar no local.

O fechamento da pista durou das 9h40m às 9h55m. O superintendente da Infraero Regional Sudeste, Edgard Brandão Júnior, acabou sendo uma das vítimas do pombo. Ele chegou ontem com mais de uma hora de atraso a um evento em São Paulo para o lançamento de um novo programa de logística de cargas no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Marcada para abrir o evento, a palestra de Brandão acabou sendo a última do dia.

¿ Até o superintendente sofre com a crise (aérea) ¿ disse ele, constrangido, a uma platéia de mais de cem empresários e diretores da própria Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo Brandão, o pombo na pista não é uma coincidência, porque todos os aeroportos no mundo também sofreriam com problemas causados por pássaros.

¿ Cada um tem o seu tipo de pássaro. Aqui, nós temos as pombas. Se fosse uma quantidade muito grande (de incidentes), aí sim teríamos que ficar preocupados ¿ afirmou.

Sobre o cronograma das obras em Congonhas, Brandão disse que a forma de contratação da reforma da pista principal deve ser estabelecida até amanhã. Segundo ele, a diretoria da Infraero deve decidir até sexta-feira se abre nova licitação (o que demoraria muito), se faz aditamento ao contrato de recuperação da pista auxiliar ou se faz contrato de caráter emergencial. Para Brandão, a Infraero deve optar pelo contrato emergencial, que desvincula a obra do contrato da pista auxiliar, que está sob suspeita no Tribunal de Contas da União (TCU).

¿ Precisamos ter essa informação (de como será o contrato) até o final da semana, porque, na segunda-feira, teremos a audiência pública da Anac sobre as obras da pista principal.