Título: País cresce mais com Lula do que com FH
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 26

Economia cresceu em média 3,3% no mandato petista, contra 2,3% nos dois governos tucanos.

A taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos quatro primeiros anos do governo Lula foi de 3,3%, de 2003 a 2006. Se comparado com os dois mandatos anteriores, essa taxa ficou 0,9 ponto percentual acima da média do primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso e 1,1 ponto percentual acima da taxa média do segundo mandato tucano. Nos dois governos de FH, o PIB foi de 2,4% e 2,2%, respectivamente, o que significou uma taxa média de 2,3%.

¿ Lula está fazendo um governo medíocre ¿ avalia o economista Reinaldo Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele considera o governo Lula o sétimo pior da história republicana brasileira, depois de Collor de Mello, Venceslau Brás, Fernando Henrique Cardoso II, João Figueiredo, FHC I e Afonso Pena.

Ao analisar o governo atual do ponto de vista do hiato do crescimento ¿ a diferença entre a taxa de expansão da economia do Brasil e a do mundo ¿ Gonçalves classifica o governo Lula em terceiro lugar. Ele perde apenas para Collor de Mello e João Goulart. O hiato de crescimento do governo foi de 1,44%, contra 3,47% nos anos Collor e 1,47%, no governo de Goulart.

Se comparada com os países em desenvolvimento que integram o G-20, a taxa média de crescimento do PIB brasileiro entre 2003 e 2006 foi a quarta mais baixa. O Brasil ficou atrás do México (3,1%), da Guatemala (3%) e do Zimbábue (-6,5%). Entre os países do G-20, a taxa média de crescimento, no período, foi de 5%.