Título: Dieese: desemprego sobe e renda cai
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 29/03/2007, Economia, p. 28

Rendimento médio real dos ocupados recuou 1,4% em SP.

SÃO PAULO. Em movimento típico dessa época do ano, em fevereiro o desemprego subiu e a renda do trabalhador caiu na região metropolitana de São Paulo. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Dieese e pela Fundação Seade, a taxa de desemprego pulou para 15,3% no mês passado, contra 14,4% janeiro, correspondendo a 1,546 milhão de pessoas.

Foram fechadas 94 mil vagas, simultaneamente à saída de 4 mil pessoas do mercado de trabalho. A principal redução de postos foi na indústria: 87 mil vagas. O segmento `outros setores¿ teve 35 mil postos reduzidos e o de serviços, 16 mil. Já o comércio gerou 44 mil ocupações.

O rendimento médio real dos ocupados recuou 1,4%, para R$1.113 em janeiro (pago em fevereiro). A renda média dos assalariados caiu 1,2%, para R$1.171.

Pela primeira vez, Dieese e Seade informaram dados para seis regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. As regiões diferem ligeiramente da pesquisa do IBGE que monitora as regiões de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Pela nova pesquisa, o desemprego nas seis regiões subiu para 15,9%, ante 15,3% em janeiro.