Título: Bush: oposição ameaça tropas
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2007, O Mundo, p. 31

Presidente dos EUA diz que vetará projetos que peçam retirada.

WASHINGTON. Em tom desafiador, o presidente dos EUA, George W. Bush, acusou o Congresso de estar colocando em risco os soldados americanos no Iraque caso insista em aprovar medidas orçamentárias que exigem a retirada das tropas até o ano que vem. Para ele, isso significaria deixar os militares sem equipamentos e provisões. Por isso, disse que vetará qualquer medida que cite datas de retirada.

¿ A Câmara (dos Representantes) e o Senado estão exigindo demasiadas condições aos nossos comandantes e uma data artificial para a retirada ¿ disse Bush, diante de um grupo de pecuaristas. ¿ E já deixei claro que se qualquer uma das versões (dos projetos de lei da Câmara e do Senado) chegar à minha mesa, irei vetá-la.

Segundo o presidente, seu veto faria com que suprimentos e armamentos para os soldados no Iraque começassem a faltar no meio de abril, e isso seria responsabilidade do Congresso.

A Câmara aprovou um orçamento de emergência de US$124 bilhões, que exige do governo iraquiano uma série de avanços nas áreas política e econômica e impõe uma agenda para a retirada das tropas de combate dos EUA. Elas deveriam estar fora do Iraque até 31 de agosto de 2008. A proposta orçamentária da Câmara foi aprovada por 218 votos a 212. No Senado, uma proposta diferente, de US$122 bilhões, marca como data-limite do término da retirada 31 de março do ano que vem, mas sem tornar o dia obrigatório. Uma tentativa de aliados do presidente de retirar a citação a uma data foi derrotada por 50 a 48, e a proposta deve ser aprovada ainda esta semana.

Represália xiita causa massacre em Tal Afar, no Iraque

As votações apertadas mostram que os opositores da Casa Branca teriam grandes dificuldades de conseguir dois terços dos votos necessários para derrubar um veto presidencial. Bush usou o poder de veto só uma vez em seu governo, para derrubar uma proposta de apoio financeiro para a pesquisa de células-tronco. O presidente americano disse que há sinais ¿encorajadores¿ de que as tropas americanas estão conseguindo conter a violência no Iraque.

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, afirmou que Bush deveria ¿se acalmar e parar com as ameaças¿:

¿ Aprovaremos uma medida que dará a ele cada dólar que está pedindo para nossos tropas e mais, porém agora com responsabilidade.

Bush fez as declarações no dia em que milicianos e policiais xiitas massacraram mais de 60 sunitas na cidade de Tal Afar. Homens com idades variando entre 15 e 60 anos foram retirados de suas casas e executados, em represália a dois ataques com caminhões-bomba que mataram mais de 70 xiitas terça-feira na cidade.

Tropas do Exército foram enviadas para a cidade e alguns policiais que participaram do massacre foram presos. Toda a polícia foi aquartelada.

A cidade de Tal Afar, majoritariamente turcomana, já fora mencionada por Bush como um caso de sucesso nas operações no Iraque.

Ontem, o rei Abdullah, da Arábia Saudita, afirmou que a presença americana no Iraque é uma ¿ocupação ilegítima¿. O governo saudita é um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio.