Título: Dirigente da OAB de Rondônia é assassinado a tiros em seu escritório
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2007, O País, p. 4

Presidente da entidade no estado suspeita de índios da etnia cinta-larga.

BRASÍLIA. O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cacoal, em Rondônia, Valter Nunes de Almeida, de 45 anos, foi assassinado ontem com cinco tiros, em seu escritório. Ele morreu sobre a mesa em que trabalhava, e nada foi levado. Segundo a polícia, três homens armados entraram no escritório, renderam a secretária de Almeida e o mataram. A polícia ainda não tem suspeitos.

O presidente da OAB em Rondônia, Hélio Vieira, disse que, para a classe, a suspeita sobre a execução recai sobre caciques da etnia cinta-larga da região de Cacoal, cidade localizada a 400 quilômetros da capital do estado, Porto Velho. Segundo Vieira, o assassinato de Almeida pode ter sido uma represália por parte dos índios, supostamente descontentes com a atuação do advogado depois que membros da tribo teriam contratado, pelo valor de R$15 mil, pistoleiros para matar Zílio Cezar Politano, outro advogado local.

Na ocasião, há cerca de um mês, Politano conseguiu imobilizar os pistoleiros e os fez confessar que haviam sido contratados pelo índio Payamãn Cinta Larga, que está preso. Almeida atuou na defesa de Politano e cobrou da polícia a prisão do índio. A OAB de Rondônia pediu a intervenção da Polícia Federal no caso, já que há menos de 30 dias houve uma tentativa de assassinato contra Politano, e a polícia de Rondônia pouco fez para esclarecer o caso.