Título: Países traçarão estratégia para acordo em Doha
Autor: Oliveira, Eliane e Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 31/03/2007, O País, p. 10

Lista de parceiros do programa-piloto do etanol será anunciada

WASHINGTON. Os presidentes Luiz Inácio da Silva e George W. Bush tentarão estabelecer hoje uma estratégia comum de Brasil e Estados Unidos para fazer com que as negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), avancem de forma a chegar a um acordo global, no máximo, a médio prazo. A meta da rodada é reduzir barreiras comerciais.

Lula e Bush também anunciarão os quatro primeiros países a participar do programa-piloto de produção, distribuição e consumo de etanol no hemisfério, com investimentos privados de Brasil e EUA, além de financiamento de bancos multilaterais. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, revelou um deles, ao dizer ontem que "a participação do Haiti nesse esquema é óbvia". Luís Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia os projetos, disse que os demais devem sair de uma lista de quatro: Guatemala, Honduras, El Salvador e St. Kitts & Nevis.

Parceria em infra-estrutura, software e telecomunicações

Altos funcionários de ambos os governos deixaram claro que a chamada "diplomacia do etanol" - que reveste a recente parceria assinada entre Brasil e EUA - passou a ser o eixo de uma maior aproximação entre os dois governos. Segundo Amorim, essa abordagem abre caminho para três novas iniciativas, que já começam a ser esboçadas. Ele contou que os dois governos estão interessados no estabelecimento de parcerias nas áreas de infra-estrutura, software e telecomunicações.

Dan Fisk, diretor do Conselho de Segurança Nacional, da Casa Branca, disse ontem que a Rodada de Doha da OMC será o principal tema da conversa de cinco horas que Lula e Bush terão hoje em Camp David, a residência presidencial de verão dos EUA, perto de Washington.

- É um assunto significativo para o presidente Bush. Ele está pessoalmente envolvido e o Brasil traz grande credibilidade às negociações. Eles devem definir o que buscam individualmente e, então, encontrar uma posição comum para atuarem juntos, criando uma estratégia para negociar com os demais.