Título: PAI NOSSO...
Autor: Lichote, Leonardo
Fonte: O Globo, 01/04/2007, Segundo Caderno, p. 1

CD de padre é o mais vendido de 2006, ano em que ninguém chegou ao milhão.

Opadre e o saxofonista são o centro das atenções. A banca de discos velhos funciona a todo vapor, quase tão movimentada quanto a de novidades ¿ nenhuma das duas, porém, lembra o recente tempo das vacas gordas. Duplas sertanejas, funkeiros e alguns poucos gringos perdidos circulam por ali. Não, não se trata de uma estranha quermesse de cidade do interior. A feira em questão reflete o mercado fonográfico brasileiro em 2006, segundo a lista dos maiores vendedores de CDs do país no período (veja quadro abaixo). Divulgado pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) há alguns dias, o ranking tem suas peculiaridades, coroadas com o fato de trazer, como maiores vendedores de CDs no Brasil, um religioso e um instrumentista. E enterra de vez a era dos milhões ¿ o primeiro lugar alcança 867 mil cópias e o segundo, 269 mil.

A lista provocou especulações também pelas diferenças entre seu ranking e o das músicas mais tocadas no período, também divulgado recentemente ¿ nele, o padre nem é citado entre os cem mais.

Rossi tem programa ouvido por milhões

As rádios teriam, portanto, perdido importância para outros espaços de divulgação? Para a igreja? Para a TV, talvez, já que duas posições da lista ¿ Caio Mesquita e a dupla Mayck & Lyan ¿ foram revelados no ¿Programa Raul Gil¿? Uma análise mais detalhada mostra que a questão tem outras nuances ¿ algumas delas revelam a distância entre o gosto popular e o olhar da mídia voltado para a elite das capitais.

¿ O padre Marcelo Rossi tem um programa na Rádio Globo de excelente audiência (a média de ¿Momento de fé¿ é de dois milhões de ouvintes por minuto), e sua missa movimenta multidões ¿ explica Alexandre Schiavo, gerente geral da Sony BMG, que lançou o CD ¿Minha bênção¿ e tem o melhor desempenho entre as gravadoras, com oito CDs no ranking, seguida da EMI, com sete. ¿ Havia também uma demanda reprimida, as pessoas estavam esperando o disco, pois o padre não lançava um desde 2002. E a parceria com Bruno e Marrone na faixa ¿Nossa Senhora do Brasil¿ permitiu que ele chegasse em rádios que não alcançava antes.

Paulo Rosa, presidente da ABPD, também vê com naturalidade os números do padre, cuja melhor posição até então foi um oitavo lugar em 2001. O executivo, porém, chama atenção para a segunda posição de ¿Jovem brazilidade¿, de Caio Mesquita ¿ outro que não aparece na lista das rádios.

¿ Caio Mesquita pode ser encarado como um caso atípico, apesar da força que tem e sempre teve o ¿Programa Raul Gil¿, de forte alcance popular (como Faustão, Gugu etc.) ¿- avalia, por e-mail, antes de ressalvar: ¿ Mas programas de auditório populares costumam impulsionar as vendas de artistas que se encaixam naquele perfil.

Uma espécie de ¿Kenny G juvenil¿, o santista Mesquita é o primeiro representante da música instrumental a aparecer na lista desde quando a ABPD começou a divulgá-la, em 2000.

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